A Facev

A Fundação Facev, instituída em 1998, tem a finalidade de facilitar a gestão dos recursos gerados pelos setores e departamentos da UFV, principalmente na área de Cultura e Extensão.

Revitalizada em 2013, a Facev serve de apoio na gestão administrativa das três Livrarias e Café Cultura da Editora UFV, bem como do Hotel, Cursos e demais atividades do Centro de Ensino de Extensão – CEE, sob regulamento próprio do convênio firmado entre a Epamig, Emater e a UFV.

Está devidamente credenciada como Fundação de Apoio à UFV e diretamente vinculada à PEC – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, tendo o comando superior e o controle finalístico do Conselho Curador, formado pela Reitoria, Pró-Reitores e Secretaria de Cultura do Município de Viçosa.

I- Criar e manter, direta ou indiretamente, centros artísticos, científicos e culturais.

II- Proporcionar condições para instalação e funcionamento de instituições que promovam e representem Cultura, Arte e aprimoramento da Cidadania.

III- Promover e incentivar festivais, conferências, seminários, exposições e programas de intercâmbio cultural, artístico e científico.

IV- Patrocinar, conjunta ou separadamente, a construção de centros culturais, artísticos e científicos destinados a abrigar os mais diversos eventos, tais como teatros, corais, orquestras, bailados, bandas, cinemas, salas de vídeo, galerias de arte, grupos folclóricos e similares, cursos, conferências, seminários, dentre outros.

V- Estimular os movimentos culturais ativos e de desenvolvimento da cidadania presentes na comunidade universitária e regional, celebrando convênios, subvencionando ou participando de suas atividades.

VI- Atuar em quaisquer outras manifestações artísticas, culturais e científicas.

VII- Apoiar a Universidade Federal de Viçosa (UFV) em programas e projetos de pesquisa, ensino e extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico.

VIII- Promover a cultura, a defesa e a conservação do patrimônio histórico e artístico.

IX- Apoiar o desenvolvimento da cultura através da produção e da editoração, de cursos e eventos, da gestão de projetos e convênios, bem como da comercialização, demais operações e exportação da produção cultural e da extensão da UFV.

Apoiar a UFV, facilitando a gestão operacional, financeira e técnica, em projetos nas áreas cultural, artística e educacional.

Ser uma fundação de reconhecida excelência na gestão sustentável de projetos, com ênfase nas áreas educacional, artística e cultural.

Integridade, Comprometimento, Valorização Humana, Superação de Resultados, Melhoria Contínua, Inovação e Sustentabilidade.